Formulário de Contato

O que venda assistida e como implementar no seu negócio.

O que venda assistida e como implementar no seu negócio.
A venda assistida tem sido adotada por muitas empresas de atacado e varejo para proporcionar aos clientes uma melhor experiência de compra, estimulando o aumento do número de vendas. Por meio do atendimento personalizado, o consumidor pode ter suas necessidades atendidas em tempo hábil.

Mas esse ainda é um tema novo e pouco abordado dentro das companhias. Pensando nisso, trouxemos este artigo explicando o que é venda assistida, seus benefícios e como adotá-la na sua empresa. Confira!

O que é venda assistida?A venda assistida, também conhecida como venda guiada, tem como objetivo tirar as dúvidas que o cliente possa ter durante o processo de compra e proporcionar a melhor experiência.

É um processo semelhante à venda consultiva. O cliente conta com um vendedor especialista no produto, serviço ou solução deseja. Esse profissional não só vende, como encontra a melhor resposta para uma questão ou necessidade. Ao contrário do autoatendimento, em que o cliente realiza todo o processo praticamente sozinho, na venda assistida, o vendedor faz a ponte entre as necessidades do cliente e as soluções da empresa.

Para este tipo de serviço, a capacidade da equipe de vendas de entender profundamente os recursos de seus produtos, ouvir os pontos problemáticos do cliente e buscar soluções ideais é fundamental para uma boa execução da estratégia.

Além disso, uma etapa crítica nesse modelo de vendas é a apresentação. Não importa qual produto ou serviço você ofereça, a forma como seus vendedores o apresentam aos clientes pode fazer toda a diferença no resultado final das vendas. Seja online ou na loja, a apresentação tem um grande impacto na experiência do cliente e muitas vezes é o fator decisivo na decisão de compra.

Como funciona a venda assistida?A importância da venda assistida se torna mais aparente se comparada ao autoatendimento ou à compra autodirigida.

Um exemplo de autoatendimento é a compra no supermercado. Nesse caso, o consumidor faz todo o processo sozinho, ou seja, não há a orientação de um vendedor em relação às mercadorias.

Já a jornada de compra em uma loja de ferramentas pode ser melhorada com a venda assistida. Nesses casos, muitas vezes é necessário que o vendedor auxilie o cliente, explicando as características de cada produto e como utilizá-los.

Outro exemplo em que a venda assistida é aplicada em nosso dia a dia é no processo de compra de um imóvel. A jornada do consumidor é muito mais longa, cheia de divergências e questionamentos, pois a decisão tem grande impacto financeiro e no seu bem-estar. Nesse caso, a apresentação do imóvel e o auxílio do corretor são indispensáveis durante todo o processo de compra.

Quais são as vantagens da venda assistida?Entender a importância da venda assistida tem relação com entender o quanto o tempo é importante para as pessoas. Na experiência de venda assistida, os consumidores podem fazer perguntas sobre especificações técnicas do produto, rendimentos de materiais, aplicações recomendadas, prazos de entrega, custos de envio, descontos, opções de pagamento e muito mais.

Considerando essa realidade provocada pela venda assistida, podemos destacar as principais vantagens da sua implementação. Confira!

Diminuição de tempo de atendimentoUm dos benefícios da venda assistida é reduzir o tempo que o consumidor leva para concluir o processo de compra. A lógica nesse ponto é muito clara: o cliente deve passar um tempo na loja porque deseja, e não porque não encontra com facilidade o produto ou a informação que precisa.

Fidelização de clientes
O sucesso na fidelização do cliente está diretamente relacionado à experiência oferecida — não apenas à qualidade do produto, mas também ao serviço. Como resultado, a venda assistida pode ajudar a reter clientes com mais sucesso.

Possibilidade de educar o cliente quanto aos produtosAs empresas que dedicam tempo para educar os clientes antes da compra são capazes de adaptar suas recomendações às suas necessidades, garantindo compradores satisfeitos. Com métodos de venda assistida, sua empresa está pronta para educar os clientes, mostrando como seu produto ou serviço pode ajudá-los.

Entrega da melhor mercadoria ou serviçoOutra vantagem de implementar a venda assistida é a possibilidade de repassar todas as informações sobre o seu produto aos consumidores. Os vendedores que acompanham os clientes durante o processo de compra fazem questão de repassar informações sobre produtos que vão atender melhor às necessidades, informando recursos, benefícios e ensinando o melhor modo de uso.

Como implementar a venda assistida em seu negócio?A venda assistida pode ser implementada em empresas que têm lojas físicas ou vendem online — sejam elas especializadas em e-commerce ou que trabalhem com canais online e offline.

Para aplicar a venda guiada ao seu processo de negócios, é necessário ter em mente alguns pontos-chave. São esses aspectos que vão garantir aos seus clientes uma experiência personalizada, prática e que realmente atenda ao seu problema ou necessidade.
  • Capacitação de funcionários — para poder apresentar todos os detalhes do seu produto e sanar as dúvidas dos clientes, o vendedor deve ter um conhecimento sólido da solução e saber a melhor forma de comunicá-la. O treinamento contínuo para sua equipe de vendas garante que todos tenham as informações necessárias para oferecer um ótimo serviço;
  • Interatividade no ambiente digital — para estender a venda guiada para o ambiente digital, o atendimento deve ser interativo, para que o cliente se sinta imerso e entenda que a solução oferecida é a melhor para seu problema;
  • Venda assistida online e offline — a venda assistida não pode ser uma realidade apenas em um dos seus canais. Uma estratégia online/offline mostra ao consumidor que sua empresa proporcionará uma experiência de compra integrada em todos os canais, permitindo que ele escolha a jornada mais viável e confortável.

Com tudo o que compartilhamos neste artigo, esperamos que tenha ficado mais clara a importância de um bom atendimento e de dar a assistência necessária aos clientes durante o processo de venda. São necessários serviços diferenciados tanto online quanto offline, principalmente em vendas complexas, sendo a venda assistida uma das principais oportunidades de proporcionar uma boa experiência ao cliente.

Agora que você já sabe como implementar a venda assistida no seu negócio, conheça o Força de Vendas: um guia para otimizar os resultados do seu time comercial!

Baixe o Aplicativo

img-cel